Algumas doenças autoimunes causam dor nas articulações, entre elas, a artrite reumatoide, lúpus, polimialgia reumática e esclerose sistêmica.
As doenças autoimunes são um grupo diverso de condições médicas caracterizadas por uma resposta imunológica anormal, na qual o sistema imunológico ataca erroneamente os tecidos saudáveis do próprio organismo.
Saiba mais neste texto sobre essas doenças, outros sintomas e como tratá-las.
O que causa dor nas articulações?
As articulações são áreas onde dois ou mais ossos se encontram, permitindo o movimento do corpo. A dor nesta região pode acometer uma ou mais dessas estruturas e variar de leve a intensa, podendo ser aguda ou crônica.
Muitas doenças autoimunes podem afetar as articulações, resultando em inflamação, dor e rigidez, que estão entre os principais sintomas das doenças reumatológicas.
Saiba mais sobre algumas das principais doenças reumatológicas e autoimunes relacionadas às dores nas articulações:
1 – Artrite Reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica que afeta principalmente as articulações, podendo impactar outros órgãos também.
As mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos são mais afetadas, embora homens e pessoas de qualquer idade também possam desenvolver a condição.
Os principais gatilhos da AR ainda não são completamente compreendidos, mas fatores genéticos e ambientais podem desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento.
O não tratamento da AR pode levar a danos irreversíveis nas articulações, deformidades e perda de função. Além disso, a doença pode afetar outros órgãos, como coração, pulmões e olhos.
2 – Esclerose sistêmica
Quem é portador da esclerodermia tem uma produção excessiva de colágeno, que é a proteína responsável pela estrutura e suporte da pele e dos órgãos internos.
Esse excesso de colágeno leva ao endurecimento e espessamento da pele, causando a principal característica da esclerodermia.
Geralmente, essa doença afeta pessoas na faixa dos 35 aos 55 anos, porém, pode ocorrer também em fases pediátricas. Além disso, é mais comum em mulheres do que em homens.
Essa doença tem entre os seus sintomas, a dor e rigidez articular e muscular.
3 – Polimialgia reumática
Essa doença autoimune tem muitos sintomas que são característicos também de outras doenças, por isso, é bastante difícil de diagnosticar. Entre os principais sintomas, está a dor nas articulações, mas também a rigidez e dores musculares.
Geralmente, os pacientes começam a perceber os desconfortos nos ombros, pescoço e quadris.
Nesta condição, a dor nas articulações é geralmente simétrica, e mais percebida pelo paciente ao acordar pela manhã.
Quando não tratada, essa doença pode causar a arterite de células gigantes, que provoca também dores de cabeça, tontura, dor na mandíbula ao mastigar e em casos mais extremos derrame cerebral e até mesmo cegueira.
4 – Espondilite Anquilosante
A espondilite anquilosante é uma forma de artrite inflamatória que afeta principalmente a coluna vertebral e as articulações sacroilíacas, por isso, costuma causar dor nas articulações, com padrão inflamatório, ou seja, é pior no repouso .
Além disso, essa doença também pode estar associada a uma doença inflamatória intestinal (doença de Crohn ou retocolite ulcerativa), psoríase, quadro de artrites mais clássicas ou vir junto com acometimento de visão.
Embora homens jovens sejam mais frequentemente afetados, mulheres também podem desenvolver a doença.
A falta de tratamento adequado para a EA pode levar à fusão das vértebras da coluna vertebral, resultando em rigidez e incapacidade de movimento. Além disso, a doença pode afetar outras articulações e causar sintomas sistêmicos.
5 – Lúpus Eritematoso Sistêmico
O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune complexa que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, incluindo as articulações, causando muita dor.
Embora o LES possa afetar pessoas de qualquer idade, é mais comum em mulheres em idade fértil.
A falta de tratamento adequado para o LES pode resultar em danos irreversíveis em órgãos como rins, coração e pulmões, podendo até mesmo ser fatal.
6 – Artrite Psoriática
A artrite psoriática é uma doença autoimune que afeta pessoas com psoríase, uma condição de pele crônica, que pode causar dor nas articulações das mãos e de outras regiões do corpo, como punhos, cotovelos, joelhos, ombros e coluna.
Embora a AP esteja frequentemente associada à psoríase, também pode ocorrer independentemente. A doença pode afetar as articulações, causando inflamação e dor.
O não tratamento da AP pode levar a danos articulares permanentes, deformidades e redução da função física.
Saiba mais:
Como diagnosticar as doenças autoimunes?
Os pacientes que enfrentam doenças autoimunes podem apresentas dores no corpo todo e nas articulações e enfrentam diversos desafios além da dor crônica, como fadiga, rigidez, dificuldade na execução de tarefas diárias e impacto emocional.
No entanto, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado dessas condições podem resultar em uma qualidade de vida melhor aos pacientes, proporcionando controle dos sintomas e prevenção de complicações.
Em muitos casos, um paciente com uma doença autoimune pode levar até 8 anos para ter um diagnóstico preciso sobre o seu quadro, o que pode ser bastante tardio, porque ele já estará sujeito às complicações neste intervalo de tempo. Por isso, é muito importante buscar especialistas no diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes.
O diagnóstico pode ser realizado a partir de exames de sangue que verificam a presença de anticorpos associados às doenças, exames de imagem e até biópsias.
Como tratar dores nas articulações?
Entre as abordagens terapêuticas disponíveis para tratamento, os remédios para dor nas articulações podem ser os imunossupressores e anti-inflamatórios orais, e também a infusão de imunobiológicos que ajudam a tratar o sintoma específico e o quadro geral.
As terapias físicas também são essenciais para retardar a progressão da doença e preservar a função da região afetada. Além disso, em muitos casos, é indicada também a psicoterapia e outras abordagens que podem promover bem-estar físico e mental.
Vale ressaltar que o acompanhamento médico constante é imprescindível, para constatação da eficácia das abordagens adotadas e evolução do quadro do paciente.
Faça o diagnóstico e tratamento no COE
É essencial que os pacientes com doenças autoimunes e sintomas como a dor nas articulações recebam um acompanhamento médico regular e sigam as orientações para controlar a doença e minimizar o impacto nos órgãos afetados.
O COE (Centro de Oncologia e Doenças Autoimunes) é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças crônicas e autoimunes e pode ajudar muito os pacientes que sofrem com essa doença.
Cada caso é observado de forma diferente e tratado de forma individualizada de acordo com a gravidade e extensão da condição, doenças subclínicas, sintomas e muitos outros fatores.
Na abordagem multidisciplinar, os pacientes também podem contar com cuidados médicos especializados, apoio emocional e suporte de terapeutas e grupos de apoio.
COE Oncologia e Doenças Autoimunes
Fale conosco pelo telefone/WhatsApp (12) 3923-2499
Locais de atendimento
São José dos Campos
Rua Euclides da Cunha, 263 – Vila Ema | SP
Jacareí
R. Prof. Job Aíres Dias, 76 – Centro, Jacareí | SP
Taubaté
Rua Mal. Artur da Costa e Silva, 559 – Hospital ValeParaibano- 2° andar – Centro Taubaté | SP
Caçapava
Rua Desembargador Alípio Bastos, 75 Caçapava | SP