Ir para o conteúdo
Rede Carinho
Facebook Instagram Youtube
COE
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco

Sintomas de câncer de intestino que acionam um alerta

Se uma pessoa notar que sofreu uma alteração nos seus hábitos intestinais, percebeu sangramento retal, sente dor, desconforto ou inchaço no abdômen e sente fraqueza constante, é preciso estar em alerta porque esses são alguns sintomas de câncer no intestino. O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com informações do AC Camargo Cancer Center, 1 a cada 20 pessoas será acometida pela doença ao longo da vida. Embora possa ser assintomático em seus estágios iniciais, o paciente precisa ficar atento caso perceba um dos sintomas mencionados acima para buscar ajuda médica o quanto antes, para ter um diagnóstico preciso.

Sumário

Se uma pessoa notar que sofreu uma alteração nos seus hábitos intestinais, percebeu sangramento retal, sente dor, desconforto ou inchaço no abdômen e sente fraqueza constante, é preciso estar em alerta porque esses são alguns sintomas de câncer no intestino.

O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com informações do AC Camargo Cancer Center, 1 a cada 20 pessoas será acometida pela doença ao longo da vida.

Embora possa ser assintomático em seus estágios iniciais, o paciente precisa ficar atento caso perceba um dos sintomas mencionados acima para buscar ajuda médica o quanto antes, para ter um diagnóstico preciso.

Saiba mais sobre os principais sintomas de câncer no intestino.

Quais os sintomas de câncer no intestino?

Os sinais e sintomas de câncer no intestino podem ser inespecíficos  no início, por isso,  é importante buscar ajuda médica porque outras patologias relacionadas ao aparelho digestivo também podem apresentar um quadro semelhante.

Entre os primeiros sintomas de câncer de intestino,  o paciente pode manifestar:

Mudança nos hábitos intestinais

Se você perceber uma mudança significativa nos seus hábitos intestinais, como diarreia, constipação ou fezes com formato diferente do habitual, isso pode ser um sinal de alerta.

Essas alterações também podem ter relação com outros problemas de saúde,  como síndrome do intestino irritável, porém, a partir de exames, o médico irá fechar o diagnóstico.

Sangramento retal 

O sangramento retal é um sintoma comum do câncer de intestino. Ao notar sangue nas fezes ou no papel higiênico depois de usar o banheiro, é importante procurar um médico para esclarecer essa questão.

Dor abdominal 

Dores persistentes na região abdominal, especialmente se forem acompanhadas de perda de apetite ou perda de peso, podem indicar a presença de um tumor no intestino.

O paciente também pode sentir que junto com a dor e desconforto, o abdômen está inchado.

Fadiga 

A fadiga é um sintoma comum do câncer de intestino. Se você se sentir cansado o tempo todo, mesmo depois de dormir o suficiente, é importante conversar com um médico.

Anemia 

A anemia ocorre quando o corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes. O câncer de intestino pode causar anemia se houver sangramento crônico no intestino.

Dor ao evacuar 

Se você sentir dor ao evacuar, especialmente se a dor for persistente e não melhorar com o tempo, é importante procurar um médico.

Leia mais sobre:

Oncologia preventiva

Como fazer o diagnóstico?

É importante lembrar que todos esses sintomas podem ser causados por outras condições que nem sempre indicam o câncer. No entanto, se você notar qualquer um desses sinais e sintomas, é importante procurar um médico para fazer uma avaliação completa e determinar a causa subjacente. 

Em consulta, o médico realizará uma investigação para entender melhor os sintomas e saber se o paciente tem fatores de risco para câncer de intestino. 

COE - Câncer no intestino (arte) - Autores Grupo S2 Marketing - Freepik

Por sinal, esse é um tipo de câncer que está muito relacionado com maus hábitos de vida. Por isso, a doença vem crescendo bastante entre a população.

Depois da anamnese, o médico irá solicitar primariamente uma colonoscopia, que é o exame mais comum para detectar alguma malignidade na região do intestino.

Se o diagnóstico de câncer for confirmado, o oncologista vai solicitar outros exames complementares, como a sigmoidoscopia, exame de sangue oculto nas fezes, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Quanto mais cedo o câncer de intestino for diagnosticado, maiores serão as chances de sucesso no tratamento. Por sinal, aqueles pacientes que já têm histórico familiar devem investir em exames de rastreamento preventivos para efetuar os tratamentos necessários.

Por exemplo, os pacientes que têm pólipos no intestino devem fazer a retirada dessas formações, porque elas poderão se transformar em tumores malignos.

Dessa forma, ao serem detectados em exames, há também uma possibilidade de orientar possíveis tratamentos para que os pacientes não desenvolvam a doença.

Saiba mais sobre doença de Crohn:

Tratamentos para o câncer de intestino?

Os tratamentos para câncer de intestino podem envolver soluções como cirurgia, quimioterapia e radioterapia, terapia-alvo ou imunoterapia, dependendo do estágio do câncer e da saúde geral do paciente. 

Além do gastroenterologista e do oncologista, o tratamento pode envolver uma equipe multidisciplinar, para que o paciente seja amparado de forma global.

Vale lembrar que tanto para a fase de tratamento é importante que os pacientes modifiquem o estilo de vida, adotando uma dieta equilibrada, com frutas, legumes e verduras, evitando alimentos industrializados de forma geral, parar de fumar (se forem fumantes) e praticar atividades físicas adequadas ao seu condicionamento físico e preferência pessoal.

Procure o COE para seus exames preventivos e tratamento

Pessoas que estão com algum sinal do câncer de intestino devem procurar um especialista o quanto antes para favorecer um diagnóstico precoce da doença.

Para todos os tipos de câncer, o COE tem equipe especializada, que auxilia na investigação de sintomas, avalia fatores de risco (genéticos e não genéticos), realiza diagnóstico preciso, tratamento e o melhor suporte ao paciente e sua família.

Para pacientes com câncer de intestino em estado avançado, quando não há mais possibilidade de cura, o COE também oferece os cuidados paliativos, para garantir o alívio de sintomas e controlá-los de forma mais apropriada para que o paciente possa conviver com a doença da forma mais confortável quanto possível.

O COE é um Centro de Oncologia e Doenças Autoimunes, que oferece um avançado e humanizado padrão de atendimento, pensado em todos os detalhes para oferecer aos pacientes e familiares uma experiência de qualidade em um momento delicado de suas vidas.

Tratamos de você ou das pessoas que você mais ama sempre com muito C.A.R.I.N.H.O, ou seja, com Competência, Agilidade, Respeito, Informação, Notabilidade, Harmonia e Otimização.

COE Oncologia e Doenças Autoimunes

Fale conosco pelo telefone/WhatsApp (12) 3923-2499

Locais de atendimento

São José dos Campos

Rua Euclides da Cunha, 263 – Vila Ema | SP

Jacareí

R. Prof. Job Aíres Dias, 76 – Centro, Jacareí | SP

Taubaté

Rua Mal. Artur da Costa e Silva, 559 – Hospital ValeParaibano- 2° andar – Centro Taubaté | SP

Compartilhe

Veja também:

Doenças Autoimunes: O Que É e Quais Médicos Procurar?

Doenças Autoimunes: O Que É e Quais Médicos Procurar?

Leia mais »
Cuidados Paliativos Quando essa abordagem é indicada

Cuidados Paliativos: Quando essa abordagem é indicada?

Leia mais »
A oncogenética é uma área da medicina que estuda as variantes genéticas patogênicas envolvidas no desenvolvimento do câncer. Fique neste texto para entender mais sobre essa nova especialidade médica e como ela pode ser importante para diagnósticos precoces e melhores tratamentos. O que é oncogenética? O câncer decorre de mutações ocorridas no DNA de uma pessoa ao longo da vida, durante um processo normal de replicação celular, que acontece constantemente para a renovação das células. Mas como ocorre um câncer? Por que umas pessoas têm câncer e outras não? É exatamente essas questões que a oncogenética procura explicar. A oncogenética pode ser definida como uma união entre as áreas genômica e oncológica. Esse é um novo ramo da medicina que está se desenvolvendo muito rápido. Estuda os genes relacionados ao câncer, como os chamados genes supressores de tumor e os oncogenes. A oncogenética busca entender como essas alterações nos genes podem predispor uma pessoa a desenvolver certos tipos de câncer e como essas informações podem ser usadas para prevenir, diagnosticar e tratar a doença de forma mais precisa. Os genes supressores de tumor normalmente desempenham um papel na regulação do crescimento celular e na prevenção da formação de tumores. Já os oncogenes são genes que, quando sofrem mutações ou ativações anormais, podem promover o crescimento descontrolado das células e o desenvolvimento do câncer.

Oncogenética: entenda essa nova especialidade médica

Leia mais »
COE - Oncologia e Doencas Autoimunes
COE - Oncologia e Doencas Autoimunes - Centro de Ensino e Pesquisa - Rede Carinho Enfermeira Navegadora
Selo ONA nível 3

Nossas clínicas são acreditadas ONA (Organização Nacional de Acreditação), com nível de Excelência. A acreditação ONA é um processo que visa reconhecer as Organizações de Saúde que implementaram as melhores práticas da qualidade.

Facebook Instagram Linkedin Youtube

O COE faz parte da

Organização Nacional de Centros de Oncologia e Hematologia

Unidade Jacareí

Dr. Celso Abrahão
Responsável Técnico
CRM 45379 - RQE 16354

Unidade SJCampos

Dra. Ana Carolina Gouvêa
Responsável Técnico
CRM 125762 - RQE 55098

Unidade Taubaté

Dra. Maria Fernanda de Oliveira
Responsável Técnico
CRM 121277 - RQE 46387

Copyright © 2024 Grupo Carinho. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Canal de Denúncias