Rede Carinho

Oncologia Preventiva: entenda como podemos ajudar você e sua família a reduzir os impactos das doenças!

A oncologia preventiva é uma área de atuação médica oferecida pelo COE que se dedica a promover hábitos saudáveis, identificar e reduzir fatores de risco, rastrear e diagnosticar de maneira racional lesões pré-cancerígenas e o próprio câncer em suas fases mais iniciais, justamente quando os tratamentos são mais fáceis e os índices de cura são muito mais altos.

Sumário

A oncologia preventiva é uma área de atuação médica oferecida pelo COE  que se dedica a promover hábitos saudáveis, identificar e reduzir fatores de risco,  rastrear e diagnosticar  de maneira racional  lesões pré-cancerígenas e o próprio  câncer em suas fases mais iniciais,  justamente quando os tratamentos são mais fáceis e os índices de cura são muito mais altos.

A abordagem preventiva envolve uma série de medidas, desde redução de fatores de risco, mudanças no estilo de vida até a realização de testes genéticos e monitoramento regular para detectar sinais precoces de câncer.

Leia  mais neste texto sobre o que é a oncologia preventiva e quais são os exames indicados para rastrear os riscos.

Por que é importante rastrear o câncer preventivamente?

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo,  representando um grande grupo de doenças que pode afetar as pessoas em qualquer fase da vida. Os cânceres se manifestam de formas diferentes com sintomas variados, o que pode tornar complexa a sua investigação e inevitavelmente causar atrasos em seu diagnóstico.

Em uma doença tão prevalente, é importantíssimo o papel da oncologia preventiva,  para reduzir as chances do desenvolvimento da doença e para aumentar as chances de um diagnóstico precoce, identificando predisposições pessoais e/ou familiares,  fatores de risco e recomendando mudanças no estilo de vida.

Testes genéticos e outros mais comuns para a oncologia preventiva

Os testes mais comuns incluem mamografias para câncer de mama, testes de papanicolau para câncer de útero e exames de colonoscopia para câncer colorretal.

Quando esses testes são realizados regularmente, eles podem identificar o câncer em estágios iniciais, permitindo que os médicos tratem a doença antes que ela se espalhe para outras partes do corpo, o que é conhecido como câncer metastático.

Além disso, a oncologia preventiva também pode envolver testes genéticos para determinar o risco de câncer hereditário. Algumas pessoas têm maior probabilidade de desenvolver câncer devido a mutações genéticas herdadas.

Quando essas mutações são identificadas, os médicos podem recomendar medidas preventivas, como exames mais frequentes ou até mesmo cirurgias preventivas.

Por exemplo, quando o paciente apresenta uma mutação no gene BRCA1 ou 2 tem a probabilidade de um risco maior desenvolver o câncer. O BRCA positivo aumenta o risco de câncer de mama e de ovário na mulher, e de câncer de próstata ou pâncreas nos homens.

Como os testes genéticos ajudam na oncologia preventiva?

Os testes genéticos podem ajudar na prevenção do câncer de algumas maneiras, incluindo:

Identificação de risco aumentado:
os testes genéticos podem identificar a presença de mutações genéticas hereditárias que aumentam o risco de desenvolver certos tipos de câncer, como o câncer de mama, ovário, próstata, pâncreas, cólon e outros. Se uma pessoa tem uma mutação genética, ela pode fazer mudanças em seu estilo de vida e ser submetida a triagens de detecção mais frequentes para ajudar a prevenir ou
detectar o câncer em estágios iniciais;

Decisões de tratamento
individualizadas:
em alguns casos, os testes genéticos podem influenciar as decisões de tratamento. Por exemplo, em alguns tipos de câncer de mama, a detecção  de mutações genéticas pode indicar com precisão quais  serão os  melhores tratamentos a serem empregados, deixando
algumas  vezes de ser realizado a quimioterapia, poupando assim a paciente de inúmeros efeitos colaterais indesejados;

Prevenção por meio de cirurgia
profilática:
em alguns casos,  pessoas que possuem determinadas mutações genéticas  podem ter o risco de câncer  significativamente aumentado. Nessas circunstâncias, está indicado o emprego de cirurgias preventivas, como a remoção dos ovários ou das mamas, para reduzir o risco de
desenvolver a doença.

O exemplo mais famoso dessa condição ocorreu com a atriz Angelina Jolie, em 2013, ao constatar  uma importante predisposição ao câncer de mama. 

Atenta ao seu forte histórico familiar – avó, mãe e tias tiveram câncer de mama–, a atriz fez o teste genético e descobriu ter mutação no gene BRCA1. Com esse resultado, ela e os seus médicos decidiram submetê-la a uma mastectomia profilática  (remoção total das mamas + reparação  plástica), para evitar o risco de desenvolvimento da neoplasia.

No entanto, é importante lembrar que nem todas as mutações genéticas levam necessariamente ao desenvolvimento de câncer e que nem todas as pessoas que têm mutações genéticas desenvolverão a doença.

Pode ser que a atriz Angelina Jolie nunca viesse a ter o câncer, porém,  a decisão conjunta com seus médicos e sua família  resultou em uma abordagem  para  reduzir  ao máximo as chances de desenvolver um câncer de mama ou câncer de ovário.

No entanto, desenvolvendo câncer ou não, os portadores das mutações genéticas podem transmiti-las aos filhos.

Por isso, é essencial que as pessoas discutam os resultados dos testes genéticos com um médico geneticista ou oncologista para compreender melhor suas implicações e tomar decisões informadas sobre prevenção e tratamento.

Depois do efeito “Angelina Jolie”, a ANS determinou que os convênios incluíssem em suas coberturas a realização do teste para o gene BRCA1 e BRCA2 e outros tipos de testes genéticos também, desde que sejam bem indicados.

Redução de fatores de risco faz parte das medidas de prevenção

Outra maneira pela qual a oncologia preventiva pode reduzir as chances do câncer é por meio da identificação e redução dos fatores de risco. Algumas das principais causas de câncer incluem tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição à radiação e dieta pouco saudável.

Com a educação e conscientização sobre esses fatores de risco, os médicos podem ajudar as pessoas a modificar seus hábitos e reduzir a exposição a esses elementos.

Prevenção exige mudanças no estilo de vida

A oncologia preventiva também envolve mudanças no estilo de vida, como adoção de dieta saudável, exercícios físicos regulares e controle do estresse.

Estudos têm demonstrado que uma dieta rica em frutas, legumes e grãos integrais pode reduzir o risco de câncer, enquanto uma dieta baseada em alimentos industrializados aumenta as chances de desenvolver diversos tipos de câncer.

Já o exercício regular pode ajudar a manter um peso saudável e reduzir os riscos de malefícios à saúde. Um estudo da revista Nature revelou que sobrepeso e obesidade podem contribuir com o desenvolvimento de mais de 13 tipos de câncer, entre eles, de esôfago, estômago, colorretal, mama, pâncreas, vesícula e outros.

O controle do estresse também é outro fator importante na prevenção do câncer. Embora seja uma resposta natural do corpo a situações desafiadoras, podendo ser até benéfico em pequenas doses, o estresse pode se tornar crônico, ou seja, quando o corpo está constantemente sob pressão e tensão, pode ter efeitos negativos na saúde, incluindo o aumento do risco de desenvolver câncer.

Existem várias maneiras pelas quais o estresse crônico pode contribuir para o câncer: 
●       Supressão do sistema imunológico: o estresse crônico pode levar a uma diminuição da eficácia do sistema imunológico, o que pode permitir que as células cancerosas se multipliquem;
●       Inflamação: o estresse crônico também pode levar a um estado inflamatório contínuo, que tem sido associado ao desenvolvimento de várias doenças crônicas, incluindo o câncer;
●       Desequilíbrio hormonal: o estresse crônico pode levar a um desequilíbrio hormonal no corpo, o que pode afetar o crescimento e a proliferação celular.

Por esses motivos, o controle do estresse é essencial na prevenção do câncer. Existem muitas maneiras pelas quais você pode gerenciar o estresse, incluindo técnicas de relaxamento, meditação, yoga, exercício físico regular, alimentação saudável, sono adequado e atividades que proporcionam prazer, bem-estar e qualidade de vida.

Procure o COE para seus exames preventivos

Para todos os tipos de câncer, o COE dispõe de equipe especializada, que auxilia na investigação de sintomas, avalia fatores de risco (genéticos e não genéticos), realiza diagnósticos precisos, tratamento mais adequado a cada caso e oferece o melhor suporte ao paciente e sua família.

O COE também tem em seu quadro profissionais de medicina integrativa, que ajudam os pacientes a fazer uma mudança no estilo de vida e adotar práticas que vão ajudar no controle do estresse, trazer uma melhor qualidade do sono e da alimentação, melhoria da imunidade e controle dos desequilíbrios emocionais, especialmente após o diagnóstico de câncer.

Assim, é possível otimizar a saúde, obter melhores resultados no tratamento contra o câncer e reduzir os efeitos colaterais do tratamento.

Em qualquer fase da doença, atendendo todas as necessidades dos pacientes, a equipe COE e os profissionais estarão  sempre presentes! 

O COE é um Centro de Oncologia e Doenças Autoimunes, que oferece um avançado e humanizado padrão de atendimento, pensado em todos os detalhes para oferecer uma experiência de qualidade e segurança única aos pacientes e familiares.

Tratamos de você ou das pessoas que você mais ama sempre com muito C.A.R.I.N.H.O, ou seja, com Competência, Agilidade, Respeito, Informação, Notabilidade, Harmonia e Otimização.

COE Oncologia e Doenças Autoimunes

Fale conosco pelo telefone/WhatsApp (12) 3923-2499

Veja os locais de atendimento:

São José dos Campos

 Rua Euclides da Cunha, 263 – Vila Ema – SJC/SP

Jacareí

R. Prof. Job Aires Dias, 76 – Centro, Jacareí SP

Taubaté

Rua Mal. Artur da Costa e Silva, 559 – Hospital ValeParaibano- 2° andar – Centro Taubaté | SP

Caçapava

Rua Desembargador Alípio Bastos, 75 Caçapava

COE Oncologia e Doenças Autoimunes

Fale conosco pelo telefone/WhatsApp (12) 3923-2499

Locais de atendimento

São José dos Campos

Rua Euclides da Cunha, 263 – Vila Ema | SP

Jacareí

R. Prof. Job Aíres Dias, 76 – Centro, Jacareí | SP

Taubaté

Rua Mal. Artur da Costa e Silva, 559 – Hospital ValeParaibano- 2° andar – Centro Taubaté | SP

Caçapava

Rua Desembargador Alípio Bastos, 75 Caçapava | SP

Compartilhe

Veja também: