Ir para o conteúdo
Rede Carinho
Facebook Instagram Youtube
COE
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco

Reumatologista: quando você deve procurar essa especialidade?

Frequentemente, os indivíduos apresentam queixas musculares, ósseas ou articulares, acreditando que estas manifestações denotam patologias ortopédicas; entretanto, a análise apropriada destes desconfortos demanda a expertise de um reumatologista. Neste texto, leia mais sobre esse especialista, o que faz e os principais sintomas e doenças reumatológicas. Quando procurar um reumatologista? O reumatologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças reumáticas, que afetam as articulações, ossos, músculos e tecidos conectivos do corpo. A busca por um reumatologista geralmente é recomendada quando os sintomas persistentes indicam possíveis problemas nas áreas mencionadas. Mas quando desconfiar que os seus sintomas estão relacionados a problemas reumáticos? Se a dor é crônica, ocorre em mais de uma localização, não melhora com o tratamento, ou vem associada a sintomas como perda de peso, febre, fadiga, alterações em exames laboratoriais, comprometimento ou alterações em outros órgãos, é interessante procurar um diagnóstico preciso.

Sumário

Frequentemente, os indivíduos apresentam queixas musculares, ósseas ou articulares, acreditando que estas manifestações denotam patologias ortopédicas; entretanto, a análise apropriada destes desconfortos demanda a expertise de um reumatologista.

Neste texto, leia mais sobre esse especialista, o que faz e os principais sintomas e doenças reumatológicas.

Quando procurar um reumatologista?

O reumatologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças reumáticas, que afetam as articulações, ossos, músculos e tecidos conectivos do corpo. 

A busca por um reumatologista geralmente é recomendada quando os sintomas persistentes indicam possíveis problemas nas áreas mencionadas. Mas quando desconfiar que os seus sintomas estão relacionados a problemas reumáticos? 

Se a dor  é crônica, ocorre em mais de uma localização, não melhora com o tratamento, ou vem associada a sintomas como perda de peso, febre, fadiga, alterações em exames laboratoriais, comprometimento ou alterações em outros órgãos, é interessante procurar um diagnóstico preciso.

Sintomas comuns que podem indicar a necessidade de consultar um reumatologista incluem:

  • Dor nas articulações: sensações de dor, rigidez, inchaço e vermelhidão nas articulações podem ser sinais de várias doenças reumáticas;
  • Dor muscular: dores musculares crônicas e inexplicáveis podem ser um sintoma de doenças reumatológicas e autoimunes;
  • Inflamação: inflamação em várias partes do corpo, incluindo articulações, olhos, pele e órgãos internos, pode ser um sinal de doenças autoimunes e reumatológicas;
  • Fadiga persistente: fadiga intensa e duradoura pode ser um sintoma de várias doenças reumáticas;
  • Rigidez matinal: dificuldade em mover as articulações logo após acordar pode ser um indicativo de artrite reumatoide ou outras condições relacionadas;
  • Alterações na pele: manifestações cutâneas como erupções cutâneas, úlceras orais ou eritema podem ser sintomas de doenças reumáticas;
  • Dor na coluna: dores nas costas, especialmente na região lombar, podem ser associadas a condições reumáticas;
  • Rigidez nas articulações: dificuldade em mover as articulações devido à rigidez pode ser um sintoma de várias doenças reumáticas, incluindo artrite reumatoide.

Doenças que exigem cuidados da reumatologia

As doenças reumáticas podem variar desde condições relativamente simples até distúrbios complexos e crônicos que requerem cuidados especializados. 

Além dos vários distúrbios inflamatórios, o reumatologista também trata de doenças sistêmicas e autoimunes, como distúrbios hereditários raros, doenças no tecido conjuntivo que levam a lesões musculares, ligamentares ou problemas de tendão. 

Saiba mais sobre algumas condições:

Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que predominantemente impacta as estruturas articulares, podendo igualmente exercer efeitos adversos sobre outros órgãos. 

Embora a faixa etária preponderante para sua manifestação seja compreendida entre 30 e 50 anos, tanto indivíduos do sexo masculino quanto pessoas de todas as faixas etárias podem desenvolver essa afecção.

Os principais gatilhos da AR ainda não são plenamente esclarecidos, mas fatores genéticos e ambientais podem desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento.

A ausência de tratamento adequado para a artrite reumatoide pode culminar em prejuízos permanentes nas estruturas articulares, ocasionando deformidades incapacitantes e redução funcional. 

Além disso, essa enfermidade pode exercer repercussões sobre sistemas orgânicos diversos, incluindo o cardiovascular, respiratório e visão.

Artrite Psoriática

A artrite psoriática é uma condição autoimune que impacta indivíduos com psoríase, uma enfermidade cutânea crônica, e que pode originar desconforto nas articulações das mãos e de outras regiões do corpo, tais como punhos, cotovelos, joelhos, ombros e coluna vertebral. 

Apesar da artrite psoriática estar frequentemente associada à presença de psoríase, também pode surgir de maneira independente. A condição pode ocasionar inflamação e dor nas articulações. 

A ausência de tratamento para a artrite psoriática pode resultar em danos articulares permanentes, deformidades e deterioração da capacidade funcional.

Espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante é uma variante de artrite de natureza inflamatória que primordialmente incide sobre a coluna vertebral e as articulações sacroilíacas, manifestando-se frequentemente como dor lombar caracterizada por um padrão inflamatório, ou seja, agravada em situações de repouso.

Além disso, essa condição pode estar correlacionada a distúrbios inflamatórios intestinais, como a doença de Crohn ou retocolite ulcerativa, bem como à psoríase, formas tradicionais de artrite ou até mesmo envolvimento ocular.

Embora seja mais comum entre homens jovens, mulheres também podem desenvolver a enfermidade.

A ausência de uma terapia adequada para a espondilite anquilosante pode culminar na fusão das vértebras da coluna vertebral, resultando em rigidez e perda de mobilidade. Além disso, a doença pode afetar outras articulações e originar sintomas sistêmicos.

Lúpus Eritematoso Sistêmico

O lúpus eritematoso sistêmico é uma enfermidade autoimune que tem o potencial de envolver vários sistemas orgânicos e tecidos, inclusive as articulações, originando significativo desconforto.

Apesar de sua aptidão para afetar indivíduos de todas as faixas etárias, é mais frequentemente observado em mulheres durante o período reprodutivo.

A ausência de um tratamento adequado para o lúpus eritematoso sistêmico pode desencadear danos permanentes em órgãos essenciais como os rins, o coração e os pulmões, podendo inclusive ter desdobramentos fatais.

Polimialgia reumática

Esta enfermidade autoimune apresenta uma variedade de sintomas que também podem se manifestar em outras condições, o que dificulta bastante o processo de diagnóstico. Entre os principais sintomas, destaca-se a dor articular, além de sensações de rigidez e desconforto muscular.

Em geral, os pacientes inicialmente notam esses incômodos nas regiões dos ombros, pescoço e quadris.

Nesse quadro clínico, a dor nas articulações exibe frequentemente um padrão simétrico e tende a ser mais proeminente pela manhã, logo após o despertar.

Quando não tratada, essa enfermidade pode desencadear a arterite de células gigantes, que por sua vez pode originar dores de cabeça, tonturas, dor na mandíbula ao mastigar e, nos casos mais severos, até episódios de acidente vascular cerebral e até mesmo perda de visão.

Tratamento das doenças reumáticas

A identificação precoce do diagnóstico amplia as possibilidades de melhora e minimização de consequências adversas. 

Ainda que diversas patologias não possuam uma cura, como as doenças autoimunes, uma parcela significativa dos indivíduos consegue vivenciar uma rotina plena e de elevada qualidade mediante um tratamento personalizado e acompanhamento periódico junto ao profissional de saúde.

O tratamento das doenças reumáticas depende da condição específica e da gravidade dos sintomas. Alguns tratamentos comuns incluem:

Tratamentos para doenças reumáticas

Medicamentos: anti-inflamatórios não esteroides, corticosteroides e medicamentos modificadores da doença são frequentemente prescritos para controlar a inflamação, aliviar a dor e retardar a progressão das doenças reumáticas;
Fisioterapia e exercícios: a fisioterapia pode ajudar a melhorar a função das articulações, reduzir a rigidez e fortalecer os músculos. Exercícios regulares podem ser benéficos para manter a flexibilidade e prevenir a perda de massa muscular;
Terapias biológicas: para doenças autoimunes graves, terapias biológicas que visam componentes específicos do sistema imunológico podem ser usadas para controlar a inflamação;
Alterações no estilo de vida: mudanças na dieta, perda de peso, gerenciamento do estresse e abandono do tabagismo podem ser recomendados para melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas;
Cirurgia: em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para substituição de articulações danificadas, como a cirurgia de substituição do quadril ou joelho.

Reumatologista perto de mim: procure o COE

É importante destacar que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a gerenciar os sintomas, prevenir danos nas articulações e melhorar a qualidade de vida para pessoas com doenças reumáticas. 

Portanto, se você apresentar sintomas persistentes relacionados ao sistema musculoesquelético, é recomendável procurar a orientação de um reumatologista para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

O COE (Centro de Oncologia e Doenças Autoimunes) é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças crônicas e autoimunes e pode ajudar muito os pacientes que sofrem com doenças reumatológicas.

Cada caso é observado de forma diferente e tratado de forma individualizada de acordo com a gravidade e extensão da condição, doenças subclínicas, sintomas e muitos outros fatores. 

Na abordagem multidisciplinar, os pacientes também podem contar com cuidados médicos especializados, apoio emocional e suporte de terapeutas e grupos de apoio.

Texto revisado por Dra Laura Fernandes

Clínica Médica – Reumatologia

CRM: 130.595 – RQE: 61.171/61.172

COE Oncologia e Doenças Autoimunes

Fale conosco pelo telefone/WhatsApp (12) 3923-2499

Locais de atendimento:

SJC

Rua Euclides da Cunha, 263 – Vila Ema – SJC/SP

Jacareí

R. Prof. Job Aíres Dias, 76 – Centro, Jacareí SP

Compartilhe

Veja também:

O Que é Endometriose?

O Que é Endometriose?

Leia mais »
Entre os sintomas do câncer no rim mais comuns estão as dores nos flancos, presença de sangue na urina e massa palpável ou inchaço na região abdominal. No entanto, os pacientes acometidos por essa condição podem experimentar uma série de outros sintomas que merecem atenção médica. Fique neste texto para entender mais sobre quais os sintomas de câncer nos rins, diagnóstico e tratamentos mais indicados. Câncer renal: sintomas mais comuns O câncer renal, também conhecido como carcinoma de células renais, é uma neoplasia maligna que se origina nas células dos rins. É importante ressaltar que, em estágios iniciais, o câncer renal pode ser assintomático, tornando o diagnóstico mais desafiador. Portanto, a identificação precoce da doença é crucial para o sucesso do tratamento. Porém, os pacientes acometidos por essa condição podem experimentar uma série de sintomas à medida que a doença avança

Sintomas de câncer no rim: conheça os mais comuns

Leia mais »
Cuidados para o tumor não voltar - Leia o conteudo agora

Câncer de mama tem cura?

Leia mais »
COE - Oncologia e Doencas Autoimunes
COE - Oncologia e Doencas Autoimunes - Centro de Ensino e Pesquisa - Rede Carinho Enfermeira Navegadora
Selo ONA nível 3

Nossas clínicas são acreditadas ONA (Organização Nacional de Acreditação), com nível de Excelência. A acreditação ONA é um processo que visa reconhecer as Organizações de Saúde que implementaram as melhores práticas da qualidade.

Facebook Instagram Linkedin Youtube

O COE faz parte da

Organização Nacional de Centros de Oncologia e Hematologia

Unidade Jacareí

Dr. Celso Abrahão
Responsável Técnico
CRM 45379 - RQE 16354

Unidade SJCampos

Dra. Ana Carolina Gouvêa
Responsável Técnico
CRM 125762 - RQE 55098

Unidade Taubaté

Dra. Maria Fernanda de Oliveira
Responsável Técnico
CRM 121277 - RQE 46387

Copyright © 2024 Grupo Carinho. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Canal de Denúncias