Rede Carinho

Doenças de pele: como identificar a diferença entre câncer de pele e doença autoimune

Médico com luvas de proteção brancas examinando paciente usando uma lupa

Sumário

Algumas doenças de pele autoimunes podem apresentar sintomas parecidos ao câncer de pele, por isso, entender sua diferença e saber como identificá-las, é muito importante.

Para entender melhor o que é cada uma delas e como identificar, continue a leitura.

O que é doença de pele?

A pele é o maior órgão que existe, ela cobre e protege seu corpo, e tem muitas funções:

Manter o líquido corporal, evitando a desidratação; 

Ajuda na sensação da temperatura do ambiente e na percepção de dor; 

Mantém seu corpo afastado do contato interno com bactérias e vírus, evitando infecções; 

ajuda a estabilizar a temperatura do seu corpo; 

E te ajuda a absorver vitamina D em resposta à exposição ao sol.

As doenças de pele incluem todas as condições que obstruem, irritam ou inflamam sua pele, seja de forma aguda ou cronicamente. Muitas vezes, causam feridas ou outras alterações na aparência dela.

Existem várias causas para as doenças da pele, desde infecções e doenças autoimunes até alguns tipos de câncer de pele.

É importante lembrar que quem está sofrendo com alguma lesão de pele, deve procurar um médico dermatologista, para que seja realizada uma avaliação, com a solicitação de alguns exames (quando necessários), como a biópsia de pele (indicada em algumas situações). 

O diagnóstico correto e precoce de muitas doenças ajuda no controle dos sintomas e nas chances de cura.

Quais são os tipos mais comuns de doenças de pele?

Algumas doenças de pele são leves, outras podem causar sintomas graves. Confira mais comuns:

  • Acne: inflamação ou infecção das glândulas que secretam óleo (glândulas sebáceas);
  • Alopecia areata: doença inflamatória (que pode ter um componente autoimune) que gera a perda de cabelo em pequenas áreas;
  • Dermatite atópica (eczema): gera pele seca e com coceira que leva a inchaço, rachaduras ou descamação da pele. Também considerada uma doença autoimune, muito relacionada à alergia alimentar na infância;
  • Psoríase: doença autoimune que pode gerar lesões crostosas na pele, em áreas como cotovelo e joelhos, mas que também pode atingir o couro cabeludo, os pés e as mãos, com lesões que parecem bolas de pus, por vezes gerando dor, vermelhidão e inchaço também nas articulações (juntas);
  • Fenômeno de Raynaud: redução periódica do fluxo sanguíneo para os dedos das mãos e dos pés ou outras partes do corpo, causando dormência ou alteração da cor da pele. Algumas doenças autoimunes apresentam esse fenômeno.
  • Rosácea: rubor (pele fica vermelha), pele espessa e espinhas, geralmente no rosto;
  • Câncer de pele: crescimento descontrolado de células anormais da pele. Existem vários tipos, dentre eles o carcinoma basocelular e escamoso, os mais comuns. Mais raramente, o melanoma (é um tumor de pele mais agressivo):
  • Vitiligo: doença autoimune que se caracteriza pelo aparecimento de manchas na pele, com perda do pigmento (melanina).

O que causa doenças de pele?

Certos fatores de estilo de vida podem levar ao desenvolvimento de uma doença de pele, e outras doenças também podem afetar sua pele. Causas comuns de doenças de pele incluem:

  • Infecções por bactérias, vírus, fungos ou parasitas que podem viver na pele;
  • Doenças que afetam sua tireoide, rins ou sistema imunológico (doenças autoimunes);
  • Contato com gatilhos ambientais, como alérgenos (a exemplo dos ácaros);
  • Genética;
  • Medicamentos, como os que tratam a doença inflamatória intestinal (DII). A própria DII pode ter manifestação na pele;
  • Diabetes;
  • Exposição ao sol. 

Doença de pele autoimune

As doenças autoimunes são caracterizadas pela falha no funcionamento de uma ou mais vias do sistema imunológico em um determinado local do corpo.

Em um funcionamento normal do corpo, o sistema imunológico tem a capacidade de distinguir o que é próprio do organismo do que não é, ou seja, consegue identificar antígenos (proteínas) estranhos e proteger o organismo.

Na doença autoimune, o próprio sistema reconhece estruturas do organismo como estranhas e, consequentemente, passa a atacar a si próprio. 

Então, ao invés das células do seu sistema imune reagirem apenas contra os agentes nocivos, elas reagem contra o próprio corpo, causando um grande processo inflamatório, com destruição das próprias células, gerando dor e perda do funcionamento do órgão atingido.

Existem diversas doenças autoimunes de pele e todas têm seus sintomas e tratamentos específicos.

Além disso, a pele pode ainda ser o alvo de agressão de outras doenças autoimunes, como se fosse uma pontinha do iceberg de outros quadros sistêmicos (que atinge o corpo todo), a exemplo do pioderma gangrenoso na Doença de Crohn.

Câncer de pele

É uma doença que ocorre pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, que se multiplicam repetidamente até formar um tumor maligno. 

Geralmente, desenvolve-se na pele exposta ao sol, incluindo couro cabeludo, face, lábios, orelhas, pescoço, tórax, braços e mãos, e nas pernas em mulheres. Mas também pode se formar em áreas que raramente veem a luz do dia, como as palmas das mãos, sob as unhas das mãos ou dos pés e na área genital.

Existem três tipos principais de câncer de pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma (raro, mas é o tipo mais agressivo).

O câncer de pele afeta pessoas de todos os tons de pele, incluindo aquelas com pele mais escura. Quando o melanoma ocorre em pessoas com tons de pele escuros, é mais provável que ocorra em áreas normalmente não expostas ao sol, como as palmas das mãos e as solas dos pés.

Você pode reduzir o risco de câncer de pele limitando ou evitando a exposição à radiação ultravioleta (UV). Conhecer a sua pele e estar atento a alterações suspeitas pode ajudar a detectar o câncer de pele em seus estágios iniciais. A detecção precoce do câncer de pele oferece a maior chance de sucesso no tratamento.

Como identificar doenças de pele?

A pele é considerada o maior órgão do corpo, sendo assim, é uma fonte comum de problemas.

O surgimento de uma mancha diferente, grande queda de cabelo e até uma espinha que demora muito para desaparecer, um sinal na pele que parece estar crescendo, coçando, sangrando com facilidade podem ser indicativos de alerta e merecem uma avaliação de um dermatologista experiente.

Confira alguns sinais que, normalmente, são sintomas de uma doença de pele:

Pele inflamada

Se a pele está irritada, coçando, descamativa e seca, esse pode ser um sinal de eczema atópico ou dermatite atópica. 

Manchas vermelhas, arredondadas, com pele descamativa, por vezes formando feridas, com escamas de pele secas esbranquiçadas

Pode ser um sintoma da doença de pele psoríase. Essa doença, geralmente, aparece nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo atingir todo o corpo. 

A psoríase é uma doença de pele autoimune. 

Leia mais sobre:

Vermelhidão no nariz, queixo, bochechas e testa

A vermelhidão pode ser um sinal de rosácea. Além disso, neste quadro, os vasos sanguíneos podem ficar visíveis. 

Essa é uma doença comum que afeta, principalmente, a pele do rosto. Mas, em alguns casos, aparece também no peito, nas costas ou no pescoço.

Lesões vermelhas e inchadas na pele

Medicamentos, alimentos e picadas de insetos são algumas das causas comuns da urticária, que é caracterizada por áreas elevadas, vermelhas e com coceira. 

Diferença entre câncer de pele e doença autoimune

De uma forma em geral, para um profissional dermatologista experiente, não é difícil a diferenciação entre lesão suspeita para câncer de pele ou para outras doenças, como as autoimunes.

Por isso, é importante estar sempre atento aos sinais do seu corpo e, ao identificar alguma mudança, procurar um médico dermatologista o quanto antes, para que o profissional analise as características da pele e solicite os exames que forem necessários para fechar o diagnóstico, incluindo a biópsia da pele lesionada.

Dúvidas frequentes

Quais as doenças de pele contagiosas?

Felizmente, a maioria das doenças de pele não é contagiosa. As doenças que podem ser transmitidas pelo contato mais frequentemente são herpes, sarna (escabiose) e micose.

Como chama a doença que mancha a pele de branco?

Se você leu até aqui, já deve ter identificado a resposta dessa dúvida, mas caso não tenha ficado claro, a doença mais provável é o vitiligo.

O que é pano branco? É doença de pele?

Pitiríase versicolor (PV), conhecida popularmente como pano branco, nada mais é do que uma micose superficial da pele causada por fungos do gênero Malassezia furfur, bem comum em regiões mais quentes e úmidas. 

É importante lembrar que a PV não é contagiosa e que hábitos de higiene precários não representam fator desencadeante dessa infecção.

Doenças de pele causadas por estresse

O estresse é capaz de causar vários danos ao nosso corpo, inclusive para a pele. Acredita-se que ele seja capaz de alterar o microambiente das células, podendo até ser um fator de gatilho para a manifestação de alguma doença autoimune (não é causa, mas pode ser um fator precipitante importante).

Conheça o COE

O COE é um Centro de Oncologia e Doenças Autoimunes, que oferece um avançado e humanizado padrão de atendimento, pensado em todos os detalhes para oferecer aos pacientes e familiares uma experiência de qualidade em um momento delicado de suas vidas.

COE Oncologia e Doenças Autoimunes

Fale conosco pelo telefone/WhatsApp (12) 3923-2499

Locais de atendimento

São José dos Campos

Rua Euclides da Cunha, 263 – Vila Ema | SP

Jacareí

R. Prof. Job Aíres Dias, 76 – Centro, Jacareí | SP

Taubaté

Rua Mal. Artur da Costa e Silva, 559 – Hospital ValeParaibano- 2° andar – Centro Taubaté | SP

Caçapava

Rua Desembargador Alípio Bastos, 75 Caçapava | SP

Compartilhe

Veja também: