Ir para o conteúdo
Rede Carinho
Facebook Instagram Youtube
COE
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco
  • Sobre
  • Câncer
  • Doenças Autoimunes
  • Enfermeira Navegadora
  • Materiais para download
  • Fale Conosco

Centro de infusão de imunobiológicos: quais são as doenças tratadas?

A medicina alcançou avanços extraordinários, especialmente no campo da imunologia. Uma peça vital desse quebra-cabeça são os centros de infusão de imunobiológicos, que são lugares onde a esperança se encontra com a ciência para transformar a vida dos pacientes. Esses centros oferecem tratamentos inovadores para uma série de doenças crônicas e autoimunes. Dentro do COE, possuímos um centro de infusão de imunobiológicos, que oferece tratamento aos pacientes, de forma que tenham controle de seus sintomas e mais qualidade de vida. O que é um centro de infusão de imunobiológicos? A imunobiologia é o resultado das investigações de cientistas de todo o mundo dedicados a compreender todos os aspectos do sistema imunológico. Suas áreas de pesquisa incluem os mecanismos fundamentais de desenvolvimento, funcionamento e regulação do sistema imunológico, bem como o papel crucial que ele desempenha na saúde e nas doenças humanas. Já um centro de infusão de imunobiológicos é uma instalação médica especializada e dedicada à administração de medicamentos imunobiológicos, que são terapias avançadas desenvolvidas para modular o sistema imunológico do corpo.

Sumário

A medicina alcançou avanços extraordinários, especialmente no campo da imunologia. Um centro de infusão de imunobiológicos é uma peça vital desse quebra-cabeça pois é um lugar onde a esperança se encontra com a ciência para transformar a vida dos pacientes. 

Esses centros oferecem tratamentos inovadores para uma série de doenças crônicas e autoimunes.

Dentro do COE, possuímos um centro de infusão de imunobiológicos, que oferece tratamento aos  pacientes, de forma que tenham controle de seus sintomas e mais qualidade de vida.

O que é um centro de infusão de imunobiológicos?

A imunobiologia é o resultado das investigações de cientistas de todo o mundo dedicados a compreender todos os aspectos do sistema imunológico. 

Suas áreas de pesquisa incluem os mecanismos fundamentais de desenvolvimento, funcionamento e regulação do sistema imunológico, bem como o papel crucial que ele desempenha na saúde e nas doenças humanas.

Já um centro de infusão de imunobiológicos é uma instalação médica especializada e dedicada à administração de medicamentos imunobiológicos, que são terapias avançadas desenvolvidas para modular o sistema imunológico do corpo. 

Os imunobiológicos são medicamentos feitos a partir de organismos vivos ou substâncias derivadas de organismos vivos, e são frequentemente utilizados para tratar doenças autoimunes, como artrite reumatoide e doença de Crohn, o câncer e outras condições inflamatórias.

O processo de infusão envolve a administração intravenosa desses medicamentos, que deve ocorrer sob supervisão médica.

Veja mais neste vídeo:

Quais doenças podem ser tratadas em centros de infusão de imunobiológicos?

Os medicamentos imunobiológicos utilizam estratégias para modificar caminhos ou elementos do sistema imune, visando controlar erros em processos imunológicos no organismo, proporcionando assim controle contra doenças ou alívio de seus sintomas. 

Como já mencionado, diversas doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes podem ser tratadas em um centro de infusão e terapia imunobiológica.

Essa terapia de infusão tem proporcionado ótimos resultados no tratamento dessa categoria de doenças. 

Conheça as principais que podem ser tratadas por essa abordagem:

Principais doenças que podem ser tratada com infusão de imunobiológicos


Artrite reumatoide: terapias biológicas ajudam a controlar a inflamação nas articulações, reduzindo a progressão da doença e prevenindo sequelas;
Lúpus eritematoso sistêmico: imunobiológicos ajudam a modular o sistema imunológico, controlando a doença e minimizando danos nos órgãos;
Doença de Crohn e retocolite ulcerativa: redução da inflamação intestinal, controlando sintomas e promovendo a remissão;
Psoríase: terapias biológicas reduzem a inflamação na pele, aliviando lesões e desconforto e muitas vezes prevenindo complicações da doença em outras áreas do corpo, como as articulações;
Dermatite atópica: controle da resposta imunológica, minimizando erupções cutâneas e coceira;
Leucemia e linfoma: terapias específicas auxiliam na destruição seletiva de células cancerígenas, melhorando as taxas de remissão.
Anemia hemolítica autoimune: imunossupressores ajudam a suprimir a destruição das células vermelhas do sangue pelo sistema imunológico.
Espondilite anquilosante: redução da inflamação nas articulações e na  coluna, aliviando dor, melhorando a mobilidade e , prevenindo sequelas;
Esclerose múltipla: terapias imunobiológicas ajudam a modular a resposta imunológica, retardando a progressão da doença e prevenindo crises.

Leia mais sobre psoríase:

Psoríase no couro cabeludo

Psoríase no pé

Dor nas articulações

Vantagens dos centros de infusão de imunobiológicos

Ao oferecer tratamentos personalizados, esses centros não apenas aliviam sintomas, mas também podem transformar vidas, permitindo que os pacientes vivam melhor, mesmo com condições de saúde desafiadoras.

Veja os principais benefícios de fazer o tratamento em um centro de infusão de imunobiológicos:

Segurança e monitoramento

  • Pacientes recebem tratamentos sob supervisão, minimizando riscos;
  • Equipe médica treinada monitora reações adversas imediatas, garantindo uma resposta rápida.

Personalização do tratamento

  • Terapias são adaptadas às necessidades individuais de cada paciente;
  • Ajustes são feitos em tempo real, otimizando a eficácia do tratamento.

Conforto e conveniência

  • Ambiente controlado e equipe especializada proporcionam um ambiente confortável para os pacientes;
  • O processo de infusão é organizado e eficiente, minimizando o tempo de espera.

Melhora na qualidade de vida

  • Tratamentos eficazes ajudam os pacientes a gerenciar sintomas, melhorando significativamente sua qualidade de vida;
  • Pacientes com doenças crônicas ganham independência funcional, permitindo uma vida mais ativa e produtiva.

COE é centro de infusão de imunobiológicos

As clínicas do COE (Centro de Oncologia e Doenças Autoimunes) são acreditadas ONA (Organização Nacional de Acreditação) em seu nível máximo, o ONA 3, que representa o mais alto padrão de qualidade e segurança na prestação de serviços de saúde.

Além da tecnologia de ponta, o COE  oferece ambiente seguro e acolhedor para administração da terapia imunobiológica, que representa um farol de esperança para pacientes com doenças crônicas e autoimunes.

Cada caso é observado de forma diferente e tratado de forma individualizada de acordo com a gravidade e extensão da doença, sintomas e muitos outros fatores. 

Com equipe especializada, multidisciplinar e atendimento humanizado, os pacientes são direcionados para o melhor tratamento para o seu caso. Além de um diagnóstico preciso, o COE também oferece o melhor suporte para o paciente e seus familiares.

Texto revisado por Dra Laura Fernandes

Clínica Médica – Reumatologia

CRM: 130.595 – RQE: 61.171/61.172

COE Oncologia e Doenças Autoimunes

Fale conosco pelo telefone/WhatsApp (12) 3923-2499

Locais de atendimento:

SJC

Rua Euclides da Cunha, 263 – Vila Ema – SJC/SP

Jacareí

R. Prof. Job Aíres Dias, 76 – Centro, Jacareí SP

Taubaté

Rua Mal. Artur da Costa e Silva, 559 – Hospital ValeParaibano- 2° andar – Centro Taubaté | SP

Compartilhe

Veja também:

Quais são os sintomas de Câncer de Endométrio?

Quais são os sintomas de Câncer de Endométrio?

Leia mais »
O câncer de bexiga é uma condição em que células anormais se desenvolvem na bexiga, resultando na formação de tumores malignos. É uma neoplasia que acomete mais os homens do que as mulheres. Neste texto, discutiremos os fatores de risco, sintomas e tratamentos do câncer de bexiga. O que causa câncer de bexiga? Alguns fatores de risco estão associados ao desenvolvimento do câncer de bexiga, como: Tabagismo: fumar é o principal fator de risco associado ao desenvolvimento da doença. Os produtos químicos tóxicos presentes no tabaco entram na corrente sanguínea, são filtrados pelos rins e acabam se concentrando na urina, danificando a parede da bexiga, o que cria condições para o desenvolvimento dos tumores; Infecções crônicas da bexiga: infecções urinárias de repetição podem aumentar o risco do surgimento do câncer de bexiga. Esse risco é maior para as mulheres porque é muito incomum que os homens tenham infecções do trato urinário. No entanto, tanto homens ou mulheres se notarem que estão com infecções urinárias de forma crônica é preciso buscar ajuda do urologista para investigar o motivo; Exposição a substâncias químicas: certas substâncias químicas, como tintas, corantes, solventes e derivados do petróleo, podem aumentar o risco de câncer de bexiga quando inaladas ou absorvidas pela pele. Esse risco é muito maior para pessoas que trabalham em ambientes que produzem essas substâncias ou a usam de forma frequentes nas atividades laborais; Idade e sexo: a idade avançada e o sexo masculino são fatores de risco adicionais para o câncer de bexiga. A faixa etária de maior incidência dessa doença é acima dos 60 anos de idade.

Câncer de bexiga: causas, sintomas e tratamentos

Leia mais »
Engolir é um ato cotidiano que realizamos automaticamente, sem pensar, mas quando surge dor ao engolir, pode ser um sintoma preocupante que merece atenção médica. Embora esse sintoma possa ter várias causas, incluindo condições benignas, é importante compreender quando é necessário procurar um médico, para investigar, por exemplo, a possibilidade de câncer. Neste texto, saiba o que pode ser dor ao engolir, sintomas associados, diagnóstico e os tratamentos disponíveis para esse quadro. Dor ao engolir: o que pode ser? A dor ao engolir pode ser causada por problemas menos graves, como infecções virais ou bacterianas e refluxo gastroesofágico. No entanto, o acompanhamento médico especializado é necessário para investigar uma possibilidade de câncer associado a esse sintoma, principalmente se há uma persistência da dor ao engolir mesmo após tratamento dessas condições menos graves, ou até se o paciente percebe sintomas adicionais. Esses sintomas precisam ser observados com atenção e levados a sério, sendo indicada a busca por um profissional especializado, que é o otorrinolaringologista.

Dor ao engolir: quando pode ser mais grave?

Leia mais »
COE - Oncologia e Doencas Autoimunes
COE - Oncologia e Doencas Autoimunes - Centro de Ensino e Pesquisa - Rede Carinho Enfermeira Navegadora
Selo ONA nível 3

Nossas clínicas são acreditadas ONA (Organização Nacional de Acreditação), com nível de Excelência. A acreditação ONA é um processo que visa reconhecer as Organizações de Saúde que implementaram as melhores práticas da qualidade.

Facebook Instagram Linkedin Youtube

O COE faz parte da

Organização Nacional de Centros de Oncologia e Hematologia

Unidade Jacareí

Dr. Celso Abrahão
Responsável Técnico
CRM 45379 - RQE 16354

Unidade SJCampos

Dra. Ana Carolina Gouvêa
Responsável Técnico
CRM 125762 - RQE 55098

Unidade Taubaté

Dra. Maria Fernanda de Oliveira
Responsável Técnico
CRM 121277 - RQE 46387

Copyright © 2024 Grupo Carinho. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Canal de Denúncias