O que é?
O Vitiligo é uma doença crônica autoimune, caracterizada pela perda de coloração em partes da pele, que fica com o aspecto de manchas brancas.
As lesões aparecem pela diminuição ou falta de melanócitos, célula responsável pela produção de melanina, pigmento que dá cor à pele.
As áreas claras da pele são mais sensíveis a queimaduras solares, por isso é importante ter cuidado redobrado ao se expor ao sol, com a recomendação de usar protetor solar com alto fator de proteção (FPS).
Sinais e sintomas
Para a maioria dos pacientes acometidos pelo vitiligo, o único sintoma são as manchas brancas na pele. Alguns pacientes podem relatar maior sensibilidade e dor na área afetada.
É importante ressaltar que outras doenças autoimunes podem surgir em pessoas portadoras de vitiligo, como a tireoidite de Hashimoto (importante causa de hipotireoidismo em adultos).
Tratamento
Os tratamentos disponíveis são muito individualizados, assim como os resultados obtidos com as opções terapêuticas, que incluem o uso de medicamentos para a repigmentação das áreas afetadas, utilização de laser e até cirurgia em casos indicados pelo médico dermatologista especialista.