O que é?
A Urticária Crônica Espontânea (UCE) é uma doença crônica, autoimune, caracterizada, muitas vezes, pelo aparecimento de urticárias (lesões em alto relevo na pele), geralmente, com bordas avermelhadas e coceira intensa, que podem estar associadas ou não ao surgimento de angioedema (inchaço que pode ocorrer em região dos lábios, ao redor dos olhos, pés, mãos e mesmo nos órgãos genitais) doloroso.
As urticárias podem surgir em qualquer parte do corpo, desaparecendo espontaneamente de um local e reaparecendo em outro. Cada lesão urticariforme (urticária) dura, em média, 24 horas. Quando há o surgimento do angioedema, este pode durar até 72 horas.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas da UCE, como já mencionados, são muito parecidos com os da urticária, mas diferentemente da urticária comum, que pode ser causada por fatores externos como cosméticos, alimentos, medicamentos e produtos de limpeza, na UCE, as lesões aparecem de forma espontânea, sem uma causa externa que provoque o surgimento da lesão.
É importante ressaltar que a UCE não é uma doença que pode provocar a morte do indivíduo, mas é uma doença altamente incapacitante, especialmente pela coceira intensa, que impede o paciente de ter uma vida normal.
Tratamento
O objetivo do tratamento UCE é o controle completo dos sintomas, o que é realizado por meio da indicação de anti-histamínico de segunda geração e, atualmente, com mais eficácia, com o uso de medicamentos imunobiológicos, a exemplo do Omalizumabe. A indicação terapêutica será sempre feita por um médico especializado na doença, seja ele um dermatologista ou alergista.