O que é?
A Hidradenite Supurativa é uma doença de pele inflamatória crônica, de causa ainda desconhecida, que ocorre próximo aos folículos pilosos onde existem as glândulas sudoríparas, acometendo geralmente as axilas, virilhas, em torno dos mamilos e ânus e que deixa cicatrizes. Possui o aspecto similar à acne e, em casos mais avançados, podem ocorrer infecções bacterianas que levam à dor e mau cheiro nos nódulos.
Sabe-se que obesidade e tabagismo são fatores de risco para o surgimento dessa doença.
A hidradenite supurativa é uma doença que normalmente surge na adolescência, podendo ocorrer, em menor frequência, em qualquer idade.
Sinais e sintomas
Os sintomas da hidradenite supurativa podem variar entre leves a mais graves.
Há o surgimento de lesões inflamadas, dolorosas, como nódulos ou caroços (semelhantes à furúnculos), que podem evoluir com abertura da pele e liberação de pus.
Confira como acontece o processo das lesões:
- Aparecimento de lesões (ou lesão única) com dor e sensibilidade;
- Nódulos que podem durar por semanas ou meses;
- Nódulos que aumentam de tamanho e se espalham pelo corpo;
- Formação de fístulas sob a pele;
- Após o desaparecimento dos nódulos, ficam cicatrizes permanentes e podem surgir novos nódulos ao lado dessas cicatrizes;
- Presença de lesões que se assemelham a cravos pretos na pele.
Tratamento
A hidradenite supurativa é uma doença crônica, com períodos de crises (exacerbação da doença), muitas vezes de difícil controle.
O tratamento da hidradenite supurativa deve incluir instruções para a higiene adequada do local dos nódulos inflamados, além da indicação de medicações como antibióticos (se infecção secundária por bactéria), anticoncepcional (caso a doença piore no período menstrual) e imunobiológicos como os anti-TNFs (infliximabe e adalimumabe). Em casos selecionados, pode-se optar pela cirurgia.