O que é?
Espondilite Anquilosante pode ser definida como um tipo de artrite, que causa inflamação em algumas partes da coluna vertebral, tornando-a menos flexível e resultando em uma postura curvada, com fusão de alguns dos ossos da coluna vertebral. As grandes articulações também podem ser afetadas, como joelhos e quadris.
As causas da doença ainda são indefinidas, porém, pode haver um forte componente genético para que se manifeste.
Sinais e sintomas
A manifestação inicial mais comum da Espondilite Anquilosante é dor nas costas (lombar), que se manifesta especialmente em repouso ou ao dormir e melhora conforme a pessoa se movimenta.
Rigidez na coluna e dificuldade de flexão, dificuldade para respirar fundo, dores nas articulações, perda de peso, perda de apetite, postura curvada, inflamação ocular, diarreia e sintomas digestivos também podem ocorrer.
Tratamento
O tratamento vai depender da idade, gravidade dos sintomas e estado geral do paciente. Envolve medicações como analgésicos e relaxantes musculares, anti-inflamatórios não esteróides, imunossupressores orais e medicamentos biológicos, que além de aliviar a inflamação e o inchaço, inibem a progressão e os danos e sequelas da doença.
Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia de reparação das articulações acometidas para melhorar a funcionalidade.