O que é?
A esofagite eosinofílica é uma doença autoimune, crônica do sistema digestivo que afeta o esôfago. Quando a pessoa é portadora dessa condição, ela apresenta um grande número de glóbulos brancos, chamados de eosinófilos, nesta região, como a principal célula de inflamação.
Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença como o componente genético, ser do gênero masculino (embora também afete pacientes do gênero feminino), clima frio ou seco, ter alergias (especialmente as alimentares) ou doenças respiratórias crônicas, como asma.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas da doença são variáveis de acordo com a idade, mas podem ser: dificuldade para engolir, alimento preso na garganta (com engasgos frequentes), náusea, vômitos, perda de peso, baixo crescimento, pouco apetite, regurgitação, azia, dor no estômago e desnutrição.
Tratamento
A maioria das pessoas que portam essa condição necessita de tratamento contínuo para controle de sintomas.
O tratamento pode envolver uma terapia dietética, com restrição a alguns alimentos, medicamentos esteroides (corticoides tópicos, em formulações especiais), uso de inibidores da bomba de prótons e o uso de imunobiológicos.