O que é?
A Asma é uma doença crônica do pulmão causada pelo inchaço gerado pela inflamação dos tubos respiratórios (brônquios) que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões.
Isso torna os tubos altamente sensíveis, então eles se estreitam temporariamente. Se não tratada adequadamente, esse estreitamento pode ser fixo.
Pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum na infância. A asma é o resultado de interações ambientais, epigenéticas e genéticas, sendo uma das principais causas de internação hospitalar no Brasil.
Pode causar incômodos para a vida cotidiana e também resultar em ataques que colocam a vida do paciente em risco.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas da asma podem variar de uma pessoa para outra, mas, no geral, são: aperto ou dor no peito, falta de ar, chiado ao respirar, dificuldades para dormir pela falta de ar, ataques de tosse e cansaço.
Podem ocorrer quando o clima está mais frio e seco, pela exposição a vapores químicos, poeira ou gases ou por alergia a substâncias transportadas pelo ar.
Tratamento
A asma não tem cura, mas o tratamento precoce pode prevenir danos pulmonares a longo prazo.
Na abordagem terapêutica podem ser incluídos medicamentos inalatórios (broncodilatadores de curta duração para crises e os de longa duração para melhor controle da doença, assim como corticoides inalatórios. O acompanhamento com médico especialista (pneumologista e alergista) é fundamental para um bom controle da doença.
Para os casos mais graves, também podem ser indicados o uso de medicamentos imunobiológicos, como a exemplo do Omalizumabe, Mepolizumabe, Benralizumabe e o Dupilumabe.