O que é
A Psoríase é uma doença de pele autoimune relativamente comum, que pode ser cíclica, ou seja, apresentar sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente.
Por ser uma doença autoimune, o próprio sistema de defesa do corpo começa a atacar as suas próprias estruturas e órgãos.
É importante lembrar que a psoríase não acomete só a pele, mas o organismo como um todo, aumentando o nível de inflamação no sangue e, consequentemente, o risco de doenças associadas – infarto, acidente vascular cerebral (AVC), obesidade, depressão e ansiedade.
Sinais e sintomas
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e depender do tipo da doença. Os mais comuns são:
- Placas elevadas e inflamadas que parecem vermelhas ou mesmo acastanhadas, dependendo do tom de pele do paciente;
- Descamação cutânea;
- Ressecamento da pele, podendo causar rachaduras e sangramentos;
- Dor, coceira ou queimação nas lesões;
- Unhas grossas, com manchas ou deformidades que, muitas vezes, podem ser confundidas com infecção por fungos.
Cerca de 30% dos pacientes com psoríase podem apresentar sintomas de dor articular, dor nas costas e tendinites de repetição, merecendo também o acompanhamento de um reumatologista. (artrite psoriásica).
Tratamento
Psoríase tem cura? Por ser uma doença crônica, não há cura, mas existem tratamentos que promovem maior qualidade de vida e podem chegar até à remissão, que é o período de tempo que os sintomas desaparecem, podendo ser por semanas, meses ou até anos.
O tratamento também vai depender de cada caso, conheça quais são eles e saiba como tratar Psoríase:
Tratamento tópico
Medicamentos em cremes e pomada para psoríase, aplicados diretamente na pele. Podem ser usados em conjunto com outras terapias ou isoladamente, em casos de psoríase leve.
Tratamentos sistêmicos
Medicamentos em comprimidos ou injeções, geralmente, indicados para pacientes com psoríase moderada a grave e/ou com artrite psoriásica ou nos pacientes que possuem psoríase leve resistente ao tratamento tópico ou fototerapia.
Tratamentos biológicos
Medicamentos injetáveis, indicados para o tratamento de pacientes com psoríase grave. Existem diversas classes de tratamentos biológicos já aprovados no Brasil.
Fototerapia
Consiste na exposição da pele à luz ultravioleta de forma consistente e com supervisão médica. O tratamento precisa ser feito por profissionais especializados.