O que é?
A Artrite Reumatoide é uma doença inflamatória crônica das articulações, que pode atingir mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical e órgãos internos, como pulmões, coração e rins.
A evolução da doença, que é autoimune, pode levar à deformação dessas articulações e, com menos frequência, à chamada Síndrome de Felty, caracterizada pelo aumento do baço, dos gânglios linfáticos e queda dos glóbulos brancos em paciente crônicos.
Sinais e sintomas
Entre os principais sintomas estão a dor, edema, calor e vermelhidão e é comum que pequenas articulações fiquem rígidas por um tempo de até 60 minutos ao despertar e após um período de inatividade. Fraqueza, cansaço, perda de apetite e de peso e febre baixa também podem acontecer.
Tratamento
O diagnóstico precoce é fundamental para o início imediato do tratamento e melhora da qualidade de vida do paciente.
O tratamento medicamentoso à base de anti-inflamatórios e imunobiológicos vai compor as opções terapêuticas. Em alguns casos, poderá haver indicação cirúrgica e a fisioterapia e terapia ocupacional irão auxiliar na execução das atividades diárias, sendo fundamental para o bem-estar do paciente.
O acompanhamento do médico reumatologista é importante, já que se trata de uma doença crônica e progressiva.